quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Artes Visuais

As formas das artes visuais são: pintura, escultura, desenho, gravuras, arquitetura, artefato, desenho industrial. Com o avanço da tecnologia e as transformações atingimos: fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação. Essas visualidades são utilizadas particularmente, com varias possibilidades de combinações entre imagens, por meio das quais o aluno se expressa, se comunica entre si de diversas maneiras. Cria um universo de exposição, assimila, conhece e atualiza seus trabalhos conforme a necessidade de seus projetos e a sua capacidade de realização, passa a perceber a distinguir sentimentos, sensações. Por isso, o estudo de artes deve fazer parte dos projetos educacionais, pois favorece a compreensão do aluno e desenvolve suas sensibilidades e afetividades. Também é necessário considerar as técnicas, procedimentos, informações históricas, as relações culturais e sociais, tudo  o que envolve as experiências que darão suportes às representações (conceitos ou teorias) sobre a arte. A escola deve colaborar para que os alunos passem por essas experiências de aprender, cria, fazer relação entre os elementos como: ponto, linha, plano, cor, luz, movimentos e ritmos, relacionando os materiais às técnicas e às formas visuais dos diversos momentos da história, inclusive os contemporâneos.
As representações transformam-se conforme o desenvolvimento e a dimensão da aprendizagem.
Prática dos alunos nas artes visuais:
- expressão e comunicação (vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, etc);
- criação e construção de formas plásticas em diversos espaços;
- observação e análise nos trabalhos dos colegas;
- materiais e técnicas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila, etc);
- outros meios (máquina fotográfica, vídeo, aparelho de computação);
- objeto de apreciação (identificação dos significados expressivos e comunicativos);
- reconhecimento e experimentação de leitura, apresentações nas diferentes culturas e em diversos meios de comunicação da imagem.
- reconhecer e valorizar os sistema para documentação, preservar e divulgar os bens culturais. Utilizar as fontes de informações (museus, galerias, oficinas). “Não tem havido até aqui nenhuma arte. Arte é apenas o ato de começar.” (Brancusi, 1927). Artes visuais são meios de atração dos quais os alunos observam, analisam, criam, expressam e se comunicam com a natureza, com diferentes tipos de imagens, compreende o próprio corpo, os sentimentos afetivos e espirituais, estabelece uma integração harmônica entre o saber e o agir, entre o sentir e o pensar, distingue idéias e qualidades, usa da imaginação para construir o seu mundo. Através das artes visuais os alunos desenvolvem sua percepção, suas emoções e sua conscientização social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário