domingo, 19 de junho de 2011

2 - Plano de Ensino/Aula

IDENTIFICAÇÃO

- Instituição de Ensino:
- Disciplina:
- Professor:
- Nível de Ensino:
- Ano/Série:
- Carga Horária:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oferecer aos alunos a aplicação de conhecimentos específicos e relacionados à história da arte na aprendizagem das artes visuais, tomando como referência o conteúdo exigido pelos Órgãos de Ensino Federal e Distrital, com objetivo de atingir o nível satisfatório para aprovação no PAS e vestibular.

OBJETIVOS OPERACIONAIS

- Conhecer e analisar os tipos de comunicação visual;
- Conhecer e analisar os tipos de obra de arte conforme a sua plasticidade e contexto histórico;
- Conhecer e analisar os tipos de artes visuais aplicadas em oficinas de desenho, pintura e escultura.
- Conhecer e analisar os tipos de elementos visuais e plásticos da obra de arte.

OBJETIVOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS

Conceituais:
- Apresentação dos conceitos da comunicação visual e plásticas;
- Identificação das diferenças culturais;

Atitudinais:
- Desenvolvimento do senso crítico;
- Desenvolvimento da capacidade de reflexão;
- Desenvolvimento da capacidade de escolha (decisão);
- Desenvolvimento da visão analítica;
- Desenvolvimento da relação interpessoal (trabalhos em grupo).

CONHECIMENTOS PRÉVIOS

- Leitura do PCN;
- Leitura do PPP da Instituição de Ensino;
- Leitura dos textos (conteúdo);
- Assistir os vídeos indicados.

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

- Exposição de conteúdo com referência bibliográfica;
- Apresentação de imagens e vídeos;
- Discussão e reflexão em torno do conteúdo abordado;
- Práticas de oficinas de desenho.

RECURSOS

- Caneta marcador (preta, azul, verde e vermelha), apagador e quadro branco;
- Giz para os casos de quadro negro;
- Notebook;
- Projetor de imagens "datashow";
- Manequim articulado de madeira (Oscar).

AVALIAÇÃO

- O sistema de avaliação deve contemplar os procedimentos utilizados pela instituição de ensino, que geralmente estão relacionados à avaliação participativa do aluno, testes mensais, apresentações e provas bimestrais.

BIBLIOGRAFIAS

- BRAGHIROLI, Mário M., Educação Artística 1 Grau. São Paulo: FTD, 1992.
- DONDIS, Donis A., Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
- LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1977.
- PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 2010.
- STRICKLAND, Carol. Arte Comentada. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
- AMARAL, Aracy A., Artes Plásticas na Semana de 22. São Paulo: Ed. 34, 1998.
- GOMBRICH, Ernst Hans, A História da Arte. Rio de Janeiro: RTC, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário