domingo, 19 de junho de 2011

3 - Plano de Curso

- Apresentação do professor, alunos, programa didático pedagógico, métodos de avaliação e uma breve introdução sobre o conceito de arte educação (história da arte e sua contribuição para o social);

- Desenho de Observação – prática: escolher o objeto a ser desenhado por 9 vezes em posições diferentes – materiais: papel A3 ou A4, lápis e carvão;

- Colagem - textos: “A identidade em questão” de Stuart Hall e “Quem sou?” de Rubem Alves - prática com colagem – materiais: revistas, jornais e folha A3;

- Escultura - textos: “Sobre o conceito de instalação” e “Escultura no campo ampliado” - prática com modelagem de arame e massa – materiais: arame galvanizado e massa de modelar;

- Gravura - textos: A história da Gravura em Xilogravura e Cordel - prática com isopor e sabão – materiais: bandejinha de isopor e barra de sabão;

- Tecido – textos: “Arte cultura e Arte popular” de Mário Pedrosa – prática com composições feitas com tecidos – materiais: tecidos e barbante;

- Desenho com modelo vivo – textos: “Os devires de Bjork” e “O linear e o pictórico” - prática com desenho de modelos (os próprios alunos irão posar em duplas ou grupo por 2 minutos para que os demais desenhe) – materiais: lápis, carvão e papel A3 ou A4;

- Abstracionismo – textos: trechos do Filme do Pollock – prática com tintas – materiais: guache (amarelo, azul, verde, vermelho, branco e preto) e papel craft;

- Pintura em Tela – textos: “Leveza” de Ítalo Calvino – prática com pintura – materiais: papel A3 ou A4, pincel ou esponja e tinta guache;

- Surrealismo – textos: trechos do Filme do Salvador Dali e “A pequena história da fotografia” - prática com manipulação da câmera fotográfica, melhor ângulo, melhor posição, incidência de luz e sombra e divulgação (exposição) – materiais: câmera (celular);

- Intervenção Urbana – textos: “Caminhada pela cidade” de Michel de Certau e trechos do Filme do Orion – prática com stêncil e serigrafia – materiais: radiografias, fita crepe e papel A3 ou A4;

- Performance, happening e body art – texto: “Performance como linguagem” - prática com poses para fotografia utilizando-se de adereços – materiais: chapéu, objetos de mão, máscaras, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário