domingo, 19 de junho de 2011

4 - Plano de Oficinas

Desenho Clássico: Utilização de modelos vivos e objetos com variação no tempo das poses. Poses de 30 segundos, 2, 5, 10 e 20 minutos.

Estudo de Composição: Compor num mesmo cenário as poses desenvolvidas no exercício anterior (prática do livro: Arte e Percepção Visual).

Desenho Negativo: Modelo com poses que formam, de alguma maneira, posições vazadas para instigar nos participantes percepções das coisas através de seus contornos e seus espaços negativos (prática do livro Desenhando com o Lado Direito do Cérebro).

Animalização do Modelo: Os atores fazem poses de animais e os participantes as interpretam e desenvolvem as características do animal no desenho.

Desenho de Imaginação: Técnica, formato e criação livre a partir de expressão pessoal (brainstorming) ou tempestade cerebral).

Desenho de Movimento: O ator desenvolve uma animação constante (cinética corporal) e o participante faz o recorte de acordo com sua necessidade, ou mesmo registra, através de estudo de linhas rápidas, a ação do ator.

Desenho Cego: No desenho cego o participante desenha o modelo sem olhar para a folha de papel. Normalmente se faz esta prática com linha contínua.

Desenho de Memória: No desenho de memória o participante memoriza seu modelo por 5 minutos aproximadamente e o representa a partir das lembranças visuais.

Desenho Coletivo: Os participantes desenham o modelo em dupla, em duas etapas: na primeira é desenvolvido um desenho que é feito concomitantemente, trabalhando o sincronismo; e na segunda etapa cada participante desenha parte do desenho enquanto o outro assiste, depois trocam de posição para cada um compreender o processo de construção do outro.

Desenho Articulado: Os participantes são instruídos a construir um desenho que reflita sobre a articulação do modelo e sobre os símbolos que eles representam.

Pontilismo: Os participantes representam a luz e sobre através de pontos que auxiliam a compreensão da volumetria do corpo ou objeto e trabalham com a paciência.

Auto-retrato e Retrato: Nos auto-retratos os alunos fazem, num primeiro momento, um desenho de si de memória, sem auxílio de foto ou espelho. Na segunda etapa eles constroem uma imagem com observação no espelho. E nos retratos, na primeira etapa, eles fazem uma “correção” no desenho do auto-retrato do vizinho. Na segunda etapa eles desenham o vizinho.

Arte Sequencial: É distribuída aos participantes uma folha de alguma história em quadrinhos, para eles pensarem e produzirem duas novas páginas mantendo a coesão e a coerência do trabalho original.

Reprodução de Obras Clássicas: é disponibilizada uma cópia fotográfica de alguma pintura ou escultura e os participantes são instruídos a produzirem desenhos similares aos da imagem fornecida, utilizando-se de materiais diversos.

Desenho pelo tato: Os participantes recebem objetos dentro de sacolas escuras e são instruídos a apalpar esses objetos e desenhá-lo o mais fielmente possível escolhendo o material mais adequado para a sua representação.

Desenho de Narração: Os participantes devem construir um desenho que transmita a mesma informação auditiva que lhes é passada, ora por intermédio de som, ora pela fala.

Apresentação de Performances: Os participantes são orientados a fazer estudos do movimento e da estética da apresentação.

Interpretação Musical de “Trenzinho do Caipira” de Villa-Logos: Os alunos devem se em sete versões diferentes da música e produzir sete tipos de desenhos diferentes.

Performance de Mitos, Folclores e Fábulas: Cada aluno trará de casa algum personagem mitológico, de lenda urbana, folclore, fábulas, entre outros para construir uma narrativa coletiva num painel.

Clipe Gráfico: Os participantes, a partir da apresentação de uma música, desenvolvem uma história em quadrinhos utilizando a letra da música para composição das imagens.

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